Praça 15 de Novembro em obras.
Fonte: APM

Dando seqüência às publicações relacionadas com as melhorias urbanas que ocorreram em Belo Horizonte nos anos 1920 hoje postamos as fotos da Praça 15 de Novembro, atual Hugo Werneck, construída no encontro das Avenidas Mantiqueira e Araguaia. A Praça, projetada pela CCNC foi construída em uma das quatro arestas chanfradas do primitivo Parque Municipal projetado por Aarão Reis sendo atualmente a única existente em conformidade com a Planta Cadastral de 1895.
Na primeira foto vemos um pequeno trecho das Avenidas, batizadas posteriormente de Alfredo Balena e Francisco Sales além da Rua Padre Marinho. Podemos ver ainda as mangueiras existentes atualmente ao longo da Avenida Alfredo Balena e os trilhos dos bondes em evidência devido ao serviço de pavimentação da via e mais ao fundo a Maternidade Hilda Brandão.
Na foto abaixo vemos que as obras realizadas na Praça e nas vias já se encontravam concluídas, com a Praça regularizada e suas árvores podadas. Ao fundo a Serra do Curral nas imediações do Pico Belo Horizonte.
O mais notável é que atualmente é uma das Praças mais arborizadas dentro do Perímetro da Avenida do Contorno, na verdade um remanescente da época em que a Municipalidade priorizava e incentivava o plantio de árvores por toda a cidade e a população zelava pela sua conservação.

Calçamento das vias e regularização da Praça concluídos.
Fonte: APM

0 comentários:

Postar um comentário

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis