“A cidade de Bello Horizonte, realmente, para ter o traçado da regua e compasso que lhe emprestam – necessita de preservar conservando, o que nos legou a C.C.N.C. – O traçado das ruas construídas, em que se admitte um magnífico parallelismo, vae em alguns casos bem de encontro a tal supposição. Na parte construída da cidade, raro é o cruzamento com 90° e quanto aos alinhamentos, olho nú, como aqui na Av. João Pinheiro, descobrem-se casas para dentro e para fora da rua”. Otacílio Negrão de Lima, Chefe da Seção de Cadastro em relatório de 1924.


Cafua que existiu nas proximidades da área central de Belo Horizonte, no sopé da Serra do Curral.
Fonte: APCBH Coleção José Góes/ arquivo Curraldelrey.com

Belo Horizonte tinha cerca de 55.000 habitantes na virada da Década de 1920. A capital ainda sofria os reflexos da crise causada pela Guerra. Mesmo assim ela cresceu em média 10% ao ano na primeira metade da década. A Prefeitura, diante desse notável crescimento viu-se obrigada a aumentar cada vez mais os investimentos em infra-estrutura urbana ao longo da década mesmo ainda sofrendo com os altos preços dos materiais e com a falta de mão de obra para a execução dos serviços.

Foi concluída no ano de 1920 a nova Planta Cadastral de Belo Horizonte, a primeira feita desde 1895 e que já estava totalmente desatualizada e ainda usada até essa época! Essa demora de mais de vinte anos para se fazer uma nova acarretou sérios problemas no que diz respeito à abertura de ruas e ocupação dos lotes na Zona Urbana e principalmente na Suburbana aonde os lotes eram maiores. A Comissão Construtora executou apenas uma parte da Planta da nova capital e na medida em que a cidade se expandisse, as outras Seções Urbanas e Suburbanas que estavam na Planta seriam construídas. Nesse ínterim o traçado urbano sofreu sucessivas modificações até a sua finalização em meados dos anos 40.
Nesse período a cidade ainda era um canteiro de obras conforme as palavras do Engenheiro João Gomes em seu relatório de 1920:

”Bello Horizonte é e ainda será por muito tempo uma cidade em construcção e, assim, precisa de recursos mais avultados para que possam ser atacados vários serviços de urgência, todos tendentes ao desenvolvimento da cidade, como a construcção de galeria de esgotos, a ampliação da rede de água, a construcção de mais reservatórios, abertura de novas ruas, calçamento e retificação e canalização de córregos em vários pontos (...)”.

Como se verá adiante esses serviços foram priorizados pela Prefeitura ao longo da década e permitiu a expansão para as outras Seções Urbanas, conforme projeto da CCNC. Para se ter ideia da falta de critérios na abertura de ruas e quarteirões a Avenida Paraúna apresentava na década de 20, na altura da antiga Praça Sete (Praça ABC) um desnivelamento de cerca de dois metros entre o passeio da praça e a Avenida Afonso Pena. Já a Avenida do Contorno, Carandaí e parte da Avenida Araguaia foram projetadas para ter cerca de trinta e cinco metros de largura, mas em 1920 tinham apenas cinco metros de largura devido à existência ai de um lote irregular “vendido” pela Prefeitura no inicio do Século. Nesse caso a Planta cadastral foi simplesmente ignorada. Devemos lembrar que a Avenida do Contorno só foi totalmente regularizada no inicio da década de 40.
A prematura extinção da Comissão Construtora da Nova Capital foi sentida a partir do momento em que se retomaram os estudos para se realizar um novo cadastro da cidade. Quando da criação da Seção de Cadastro em 1922 a falta de dados era tão grande que a Seção resolveu reutilizar os vértices da planta geral da CCNC para elaborar uma nova planta¹. 


Rua Pernambuco, na esquina da Avenida Afonso Pena em 1928.
Fonte: APM

A cidade recebeu em Outubro de 1920 a visita dos reis da Bélgica e como acontece até os dias atuais Belo Horizonte foi “maquiada” para que os soberanos tivessem a melhor impressão possível da capital. A Praça da Liberdade foi remodelada, o calçamento de diversas ruas consertadas e os sobrados e os edifícios públicos pintados. Melhorias que muitas vezes até melhoram a qualidade de vida da população, mas que infelizmente, na maioria das vezes são feitas somente para o bem estar de uma classe privilegiada.
Em 07 de Agosto de 1920, um pouco antes da visita dos reis é lançada a pedra fundamental nova estação, pois a antiga já não comportava o volume de carga e de passageiros. Inaugurada em Novembro de 1922 ela se consolidou como a porta de entrada para a capital durante muitas décadas.
O Mercado Municipal estava ficando pequeno por causa do aumento da demanda de víveres e de outros produtos comercializados. Percebendo o seu esgotamento a Prefeitura em 1922 permuta com o América F.C. o terreno aonde havia sido construído o seu estádio, no quarteirão compreendido entre as Avenidas Amazonas e Paraopeba por um terreno na Avenida Araguaia, dentro da área do Parque Municipal. As obras só tiveram inicio em 1926 e o novo Mercado foi inaugurado em 1929. No bairro Funcionários, após vários pedidos feitos pela população desde o inicio do Século foi finalmente construído em 1923 o Mercado destinado a atender essa parte tão importante da Zona Urbana e que se localizava na Rua Paraíba, nas proximidades da Rua dos Aimorés. Esse Mercado funcionou por pouco tempo e teve as suas portas fechadas pouco tempo depois de inaugurado, talvez por causa da melhoria do transporte público, que encurtou o trajeto entre o bairro e o Mercado Municipal.
O Matadouro municipal que se localizava nas margens do Ribeirão Arrudas, nas proximidades do local onde atualmente está sendo construído o Shopping do América não atendia mais as normas de higiene e de salubridade, visto que a cidade se expandia cada vez mais em sua direção. Diante desse problema e do aumento do consumo de carnes que o sobrecarregou pois ele havia sido projetado para uma população de 80.000 habitantes a Prefeitura resolve em fins de 28 construir um novo Matadouro Modelo, maior e mais afastado da área urbana.

Rua São Paulo no cruzamento com a Avenida Afonso Pena. À direita foi construído poucos anos depois o Edifício Ibaté, o primeiro da capital.
Fonte: APM

Obelisco da Praça 7 e ao fundo o prédio do Banco Pelotense que deu lugar anos mais tarde ao edifício do Banco Mineiro da Produção.
Fonte: APM

O bairro operário, projetado para ocupar o antigo pasto da Prefeitura, nos bairros Lagoinha e Floresta estava estagnada no inicio da decada, vindo a surgir apenas em 1927 com a denominação de Vila Concórdia, sendo que os seus primeiros moradores vieram da 8ª Seção Urbana, correspondente a região do Barro Preto, que então adensava-se a passos largos e as cafuas ai existentes foram derrubadas, devido a essa expansão. A criação desse bairro Operário obrigou a Municipalidade a expandir os serviços básicos para a região. Já existia cerca de 400 operários residindo na área de forma precária, com o acesso a água, luz e esgotos restritos.
Em 1920 foi cogitada a construção de uma Caixa D’água no alto do Menezes para o abastecimento dessa região e do Carlos Prates. No decorrer da década ela se tornou inevitável, tendo inicio as obras em 1924 e concluído em 1927. O Reservatório foi o primeiro da capital a ser construído em concreto armado.

Obras para a instalação de filtros do sistema Reisert no Reservatório do Cercadinho, atual sede da Copasa na Rua Carangola.
Fonte: APM

Como já foi dito nas publicações referentes aos anos 20 a pavimentação das ruas e avenidas foi intensificada pela Prefeitura, assim como a abertura de ruas e avenidas previstas na Planta de 1895. Foi o período em que se regularizou a Avenida Cristóvão Colombo, no trecho atualmente denominado Bias Fortes, Ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro entre outras. A partir da segunda metade da década as principais ruas da Zona Urbana tiveram seu calçamento substituído por novos paralelepípedos ou mesmo pavimentadas.
Data dessa década e a construção de um dos ícones da arquitetura de Belo Horizonte: A Ponte Melo Viana, depois denominada Viaduto de Santa Tereza Os estudos começaram em 1924 pois:

“Tornou-se inevitável esta obra, visto a ponte metallica existente no local estar deslocada para a margem esquerda cerca de seis metros de sua verdadeira posição em relação ao canal, não permittindo proseguir-se no revestimento das margens daquelle Ribeirão”. 

As obras tiveram inicio em 1926 financiada pelo Governo e os serviços ficaram por conta da EFCB. O viaduto era estratégico para a ligação da área central com os bairros Floresta e Santa Tereza, uma das áreas que mais se expandia na Zona Suburbana. Como lemos na citação acima a antiga ponte metálica era um entrave para a canalização do Arrudas, paralisada exatamente no local da antiga ponte. A construção da nova ponte possibilitou a canalização e a continuação da Avenida do Canal, como veremos mais adiante. Projetada pelo Engenheiro Emílio Baumgart em estilo Art-Déco ela foi inaugurada em 1929.

Calçamento da Avenida Cristovão Colombo em frente ao Palacete Dantas.
Fonte: APM

Calçamento da mesma Avenida, no cruzamento com Rua Alagoas.
Fonte: APM

Viaduto de Santa Tereza após sua inauguração.
Fonte: APM

Em 1927 foi concluído a terraplenagem da Praça do Cruzeiro planejada pela CCNC, mas realizada trinta anos depois de extinta a mesma Comissão no local que deveria ter sido erguida a nova Matriz da Boa Viagem.

Terraplanagem da Avenida Afonso Pena e Praça do Cruzeiro em 1928.
Fonte: APM

Foi também realizado nessa década o aterramento da Rua da Bahia entre Antônio de Albuquerque e Emboabas. Parte do terreno que ai existia, projetado pela Comissão Construtora para ser o Jardim Zoológico e que nos anos 20 não passava de uma “barroca” foi então transformado em Parque denominado Santo Antonio. O Córrego do Mendonça que nascia na Encosta do Ilídio e atravessava a área do Parque nas proximidades da Garganta do Ilídio foi então canalizado e o seu antigo leito aterrado para a regularização dos quarteirões do bairro de Lourdes, extremamente importantes para a Prefeitura devido o seu alto valor econômico.
A canalização do Córrego da Lagoinha era estudada desde o inicio da década. Em fins de 1927 resolve se abrir uma avenida sanitária ao longo do Córrego para facilitar a implantação da rede de esgotos de todo o local. A área desapropriada para tal finalidade ia da Avenida do Contorno a Rua Formiga.

Canalização do Córrego do Mendonça na Rua Levindo Lopes.
Fonte: APM

Na segunda metade da década começava a surgir um problema bem conhecido atualmente: as subdivisões de grandes terrenos, geralmente sítios ou fazendas que faziam parte do cinturão verde de Belo Horizonte. Os proprietários aproveitavam-se das lacunas que existiam na legislação vigente na época e iam criando Vilas, muitas delas tão distantes do centro da capital que só receberam os serviços de água, luz e transportes muitos anos mais tarde. Só no ano de 1928 foram aprovadas 47 subdivisões, criando no total 1.156 quarteirões e cerca de 14.900 lotes². Sobre isso o engenheiro Jefferson Baleeiro escreveu em 1927 que as áreas subdivididas para a formação das Vilas eram quatro vezes maiores do que as divisões nas áreas urbana e suburbana. A cidade se dispersava ao invés de se concentrar exclusivamente nas imediações da Zona Urbana.
As Vilas se tornaram atraentes e disputadas, principalmente pela população de baixa renda devido ao baixo custo para aquisição dos lotes. Essas vilas agregadas ao plano da capital contribuíram para o aumento do perímetro urbano ainda na década de 20. Podemos citar as Vilas Santa Terezinha, Santos Dumont e Esplanada como exemplo de vilas surgidas nesse período.
A partir de 1925 Belo Horizonte ultrapassou a marca de 80.00 habitantes. Esse aumento refletiu por toda a cidade no que diz respeito ao aumento de construções. Na imagem abaixo podemos ver o numero de construções realizadas entre os anos de 1924 e 1928. A Zona Suburbana apresentou um crescimento de cerca de 250% entre os anos de 26 e 27. Já o crescimento da Zona Urbana teve um pequeno acréscimo no período. Já as ex-colônias o crescimento foi sensivelmente maior entre os anos de 1924 e 1927 e em 1928 já apresentou um aumento de cerca de 50%, em grande parte devido aos novos loteamentos que deram origens as vilas. Daí pode-se concluir que a malha urbana de Belo Horizonte não cresceu do centro para a periferia e sim da periferia para o centro, pois enquanto a zona suburbana se expandia cada vez mais para a periferia, agregando em pouco tempo as vilas a zona urbana ainda apresentava imensos vazios, como ilhas em meio à massa de casas e ruas já estabelecidas.

Gráfico mostrando o número de novas construções nas Zonas de Belo Horizonte entre os anos de 1924 a 1928.
Fonte: APCBH/Relatório do Prefeito Christiano Monteiro Machado,1928.

A outra imagem nos apresenta o total de projetos aprovados para a construção nas ditas zonas, também datada de 1927. Na Zona Urbana é notável o crescimento da 8ª Seção, correspondente ao Barro Preto, nova área de expansão da zona urbana devido a abertura de ruas que facilitaram a comunicação dessa parte da cidade com a área central. Já na Zona Suburbana as áreas de maior crescimento foram as 6ª e 7ª Seções, correspondentes aos bairros de Santa Tereza, Floresta e Concórdia.

Gráfico mostrando o total de projetos aprovados nas Seções Urbanas e Suburbanas de Belo Horizonte no ano de 1927.
Fonte: APCBH/Relatório do Prefeito Christiano Monteiro Machado,1928.

Na virada dos anos 30 Belo Horizonte já havia ultrapassado a marca dos 100.000 habitantes. Desde a inauguração até o inicio dos anos 20 o desenvolvimento da capital foi pequeno, exercendo função quase só administrativa. A área central estava praticamente toda ocupada, a exceção de alguns lotes e o bairro Funcionários era o bairro residencial mais adensado da Zona Urbana. A população estava espalhada em grande parte nos limites da Contorno e as Vilas pululavam, mesmo não estando totalmente integradas à malha urbana.
O embelezamento da cidade havia sido intensificada, principalmente nas imediações da Estação Ferroviária. A Praça Ruy Barbosa, criada em 1925 com seus leões em mármore era o ícone do embelezamento da capital para os olhos de quem chegava pela nova Estação Central. Podemos citar também o monumento comemorativo da Independência na Praça 14 de Outubro, rebatizada como Praça Sete de Setembro. Esse monumento marca o inicio da consolidação da Praça como a centralidade de Belo Horizonte, se tornando a principal referência do centro urbano nas décadas seguintes.
Os primeiros arranha-céus anunciavam uma nova era, a era do concreto armado que possibilitou o surgimento de novos estilos arquitetônicos e desencadeou o inicio da substituição das primeiras construções residenciais da capital. A estrutura em concreto armado do Viaduto de Santa Tereza é o exemplo do inicio das monumentalidades que surgiram na área central a partir dos anos 1930.

Rua Cláudio Manoel e bairro Funcionários sendo notória a arborização da região. A arborização de ruas e avenidas foi uma das prioridades da Prefeitura na década de 20.
Fonte: BH Nostalgia

Vista da Zona Suburbana de Belo Horizonte em 1928. À direita a Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Rua Além Paraíba. Ao fundo a antiga Colônia Carlos Prates vendo-se a acelerada expansão urbana que se iniciou à partir de 1925.
Fonte: APM


* Sobre a década de 20, recomendo a leitura do artigo O embrião metropolitano: o poder público e a produção do espaço em Belo Horizonte na década de 1920 apresentado no I Encontro Nacional de Geografia Histórica.

¹ Abordei de forma sucinta a criação dessa Seção, de extrema importância para a regularização da capital. Para saber mais sobre os trabalhos da Seção de Cadastro consultar o Relatório de 1922 do Prefeito Flávio Fernandes dos Santos, entre outros relatórios.
² Extraído do Relatório do Prefeito Christiano Monteiro Machado de 1928.
³ Posteriormente abordarei esse assunto.

9 comentários:

  1. SITE DE VOCES ESTÃO DE PARABENS
    SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA
    DO CENTRO UNIVERSITARIO UNA
    BH - MG

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que nós brasileiros não sabemos valorizar a nossa história...

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que nós brasileiros não saibamos valorizar nossa história...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo site!! B.H. é uma cidade jovem mas ainda assim tem locais históricos que devem ser preservados ou lembrados aonde não existam mais vestígios. As fotos e o mapa da localização do córrego do Acaba Mundo resolveu uma grande curiosidade minha sobre sua primitiva localização. Muitas pessoas devem ter fotos inéditas antigas guardadas em casa, uma pena. Curto muitíssimo essa "arqueologia" sobre os velhos tempos de nossa cidade.
    Celso Viana (cemoviana@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Parbens pelo site. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela ideia de criar o site. Sou arquiteta e urbanista por formação e trabalhei por anos com preservação do patrimônio histórico. Colocar as fotos e as histórias da formação e evolução de nossa querida BH é uma excelente forma de resgatas nossa história.

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber sobre a construção da cidade! Realmente vocês estão de parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Nos anos 1990, nos serviços de fundação para a construção de grande edifício comercial na av. Brasil entre a praça Tiradentes e rua Pernambuco, foi encontrada uma tubulação de água pluvial com grande diâmetro. Isto foi notícia à época e o curioso era o desconhecimento do duto pela prefeitura de BH. Fica claro nas fotos que flagram imagens da construção da tubulação para coleta de água pluvial, no antigo leito do córrego do Acaba Mundo próximo à rua Pernambuco, que trata-se da mesma tubulação. Na mesma década um afundamento ocorrido na av. Silva Lobo próximo à av. Amazonas na Barroca mostrou uma galeria de aproximadamente 80 m de comprimento, muito bem feita em alvenaria de cantaria, para a canalização de pequeno trecho do córrego Piteiras provavelmente quando da abertura da av. Amazonas no governo do prefeito Juscelino Kubitschek pois a obra data do início dos anos 40. Também era desconhecida da PBH. Na r. Domingos Vieira entre av. Bernardo Monteiro e r. Ceará existe na lateral de um grande edifício comercial, uma grande tubulação de água pluvial, que provavelmente acompanha o antigo leito do córrego da Serra, próximo ao seu deságue no ribeirão Arrudas. Esta tubulação também não constava no cadastro da prefeitura e era desconhecida pelos órgãos técnicos.

    ResponderExcluir
  9. Cara, esse seu trabalho é muito foda!! Parabéns, de verdade!!

    ResponderExcluir

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis