Tenho a honra de anunciar que está a venda a partir de agora mais dois livros que mostram a história de BH e as suas peculiaridades e fragmentos, os livros “Belo Horizonte em pedaços: fragmentos de uma cidade em eterna construção”, com 214 páginas e o “Turbulenta modernidade: o Art déco em Belo Horizonte 1930-1950”, com 114 páginas. Segue uma breve exposição dos livros e suas características. Ressalto que os links para compra estão no final das exposições, na imagem à direita na página do blog e no Menu "Livros a Venda".

Belo Horizonte em pedaços: fragmentos de uma cidade em eterna construção

 

     Antes de qualquer coisa, deve-se compreender que Belo Horizonte, assim como os demais núcleos urbanos, se encontra em constante transformação. Fruto, além de outros fatores, das mudanças de nossa sociedade, que contribuem para a constante remodelação do espaço urbano. Em Belo Horizonte as transformações mais notáveis do espaço se deram em distintos períodos ligados entre si, deixando fragmentos não só na paisagem, mas também na memoria dos citadinos, em forma de agradáveis e dolorosas lembranças de uma paisagem que não existe mais.
     No caso o acervo iconográfico, sob a guarda de diversas instituições e acervos particulares, são reminiscências de um período de importantes transformações no âmbito urbano, politico e social, dentro do qual as fotografias exercem um papel muito mais complexo do que apenas o papel associado à contemplação, tornando-se um importante objeto de análise histórica e atestador de toda a mudança paisagística ocorrida na capital, além de guardiã (ou um fragmento) das transformações ocorridas ao longo das décadas a partir da constante remodelação do espaço.
     Daí nasceu à ideia de fazer uma publicação que priorize não só todo o processo de desenvolvimento urbano de Belo Horizonte sob a lente dos artistas, muitos deles anônimos, mas também os detalhes e fragmentos, desaparecidos ou não, gerados a partir do rápido crescimento populacional e da expansão desordenada de toda a malha urbana da capital, que acabou por vitimar belezas arquitetônicas e a qualidade de vida em uma cidade em eterna construção.


O livro Belo Horizonte em pedaços foi confeccionado no formato quadrado preto e branco em papel Couché 150gr, contendo 214 páginas e mais de 250 imagens, dezenas delas inéditas e identificadas a partir das pesquisas do Curral del Rey. Acompanhado das imagens vem a história da capital mineira, uma cidade em eterna construção.

Link para a compra do livro p&b: clique aqui

Link para a compra do livro a cores: clique aqui


Turbulenta modernidade: o Art déco em Belo Horizonte 

1930-1950

 

     O estilo arquitetônico Art déco, o primeiro sopro de um modernismo em Belo Horizonte, se consolidou em um período de notável mudança social, política e econômica pós 1930. Um estilo que pode ser considerado como a primeira arquitetura moderna do Brasil e responsável pelo rompimento com os estilos utilizados na República Velha.
     O Art déco é um estilo ainda desconhecido e desprezado por uma parcela da população apesar de presente em nossas vidas mais do que se imagina. E é isso que será apresentado ao leitor no livro, colorido e ricamente ilustrado com inúmeras imagens inéditas, acompanhadas de toda a história da capital mineira no advento e na descontinuidade do estilo déco.


     O livro Turbulenta modernidade: o Art déco em Belo Horizonte foi confeccionado no formato A4 com 114 páginas em papel Couché 150gr, contendo fotos, grande parte inéditas, além de um capítulo denominado “O Art déco na atualidade”, contendo dezenas de imagens dos remanescentes do estilo na capital mineira.
    O livro será oferecido em capa brochura, permitindo um melhor custo/benefício, e em capa dura, em acabamento mais fino. O miolo da publicação é idêntico, alterando apenas a capa.

Link para compra (capa brochura):  clique aqui

Link para compra (capa dura):  clique aqui


     Disponibilizei junto com o produto uma prévia visualização das primeiras páginas e do sumario dos livros. Aproveito para agradecer a todos os leitores e apoiadores dos trabalhos publicados no Curral del Rey e em outros meios, assim como todos que ajudaram na divulgação, sem dúvida a força motriz e a inspiração para escrever os dois livros, espero de coração que gostem do resultado! Agradeço ainda aos colecionadores, familiares e aos arquivos que sempre me auxiliaram nas pesquisas ininterruptas sobre a bela e sofrida Belo Horizonte e as suas singularidades.

Em caso de dúvida me coloco à inteira disposição. No mais obrigado e boa leitura!

Um comentário:

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis