A barra de Menu superior do site possibilita uma busca rápida de alguns artigos do blog relacionados ao desenvolvimento urbano de Belo Horizonte. 

Caso queira efetuar uma busca mais detalhada recomendo o uso do menu "Search" e dos Arquivos do blog, ambos na coluna direita. No menu "Arquivos" você encontrará a lista completa de todos os artigos publicados relacionados ao desenvolvimento urbano de Belo Horizonte, aspectos do arraial do Curral del Rey, Ferrovias entre outros, assim como os links da barra de menu.

Na barra de Menu superior também estão alguns artigos publicados e apresentados em alguns Congressos e Revistas.

*Para os replicantes das imagens e artigos do Curral del Rey nas redes sociais e demais publicações de minha autoria, peço a fineza de citar corretamente a fonte, pois as informações do site são disponibilizadas para o público gratuitamente, exigindo apenas a citação da fonte, caso sejam utilizadas qualquer informação, ressaltando que já se constatou algumas dezenas de vezes pelo Autor deste site a omissão das fontes reais. 

**(2019) Para os discentes de graduação e pós graduação, peço que sigam as regras da ABNT para citação correta do site, pois, se um artigo, texto, ou qualquer link que se encontre disponível ou publicado no site, isso não desobriga o pesquisador de referenciar o trecho ou texto que atraia o seu interesse, ressaltando que ideias podem surgir a partir da leitura dos artigos e essa é uma das minhas pretensões, possibilitar a reflexão a partir de uma linguagem simples, direta e acessível, e criar discussões que possam não só contribuir para a Geografia Histórica de Belo Horizonte, mas também reflexões que possibilitem a sociedade, a partir do conhecimento do passado, construir uma cidade e um futuro melhor, com maior harmonia com o meio do qual fazemos parte. 

Aproveito para pedir aos docentes orientadores que atentem para tal questão, na medida do possível, ressaltando que pesquisa não é competição, e a busca por uma desnecessária primazia ou pseudovisibilidade não possui a menor importância em meio às demandas coletivas-urbano ambientais que caracterizam a geohistória da capital mineira e que deve ser analisada de maneira interdisciplinar e imparcial. 

Portanto, caso utilizem alguma pista, parágrafo ou frase deixada nos artigos, por favor, peço que referenciem de maneira correta, para evitar problemas e constrangimentos futuros, ressaltando que os artigos do site, quando passam por nova revisão e acréscimos, as mesmas se encontram devidamente ASSINALADAS, ou seja, os artigos não são editados de maneira displicente e nem com intenções de primazia. Caso tenham dúvida, estou a inteira disposição para esclarecer e explicar como se referencia uma citação, tanto em meio impresso quanto digital.

Gostaria de ressaltar que o plágio é crime, e como observado por Ramos e Pimenta (2006) 

"O plágio é uma prática antiga, entretanto, as características da sociedade contemporânea – rapidez, tecnologias digitais e globalização – podem contribuir para sua banalização na atualidade. Entende-se por plágio, não apenas a reprodução integral de uma propriedade intelectual e ou artística como defende Hartmann (2006), mas também a produção acadêmica que contenha partes de uma obra pertencente a outrém sem lhe destinar o crédito, conforme previsto na Lei 9.610/98". 

Portanto, peço a gentileza de observarem e seguirem a lei, sob o risco de responderem judicialmente pelos atos, sendo expressamente proibida a comercialização de qualquer informação do blog, como já verificado pelo autor inclusive, ao se deparar com seus textos em uma publicação local.

Qualquer dúvida favor entrar em contato através do email borsagli@gmail.com

Obrigado a todos!
O Autor

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis